Há inúmeras dicas que podem ser usadas para aumentar a sua classificação no motor de busca, mas quando seguir estas cinco estratégias de pesquisa orgânica do Google começará a notar uma mudança nos resultados das suas pesquisas.
5 Dicas do Google para aumentar a qualidade do seu Ranking de Pesquisa Orgânica
1. Melhore a Experiência do Utilizador
Uma análise conduzida pela SEMrush descobriu que tem quatro elementos primários que afectam a classificação do seu site. São eles:
Visitantes do site Quantas pessoas visitam o seu site.
Páginas por sessão O número de páginas são pessoas que lêem quando visitam o seu site, o que informa o Google, bem como outros motores de busca, sobre o conteúdo valioso e útil que tem no seu site.
Tempo no Site: O tempo que o utilizador permanece no seu website também informará o Google, bem como outros motores de busca, sobre a informação útil e de alta qualidade que incluiu no seu website, uma vez que as pessoas normalmente permanecem mais tempo em websites quando se deparam com conteúdos relevantes.
Taxa de ressalto: Mais baixo, o mais benéfico! A taxa de ressalto é uma medida de quantos visitantes visitam o seu site web e permanecem na primeira página. Isto implica que a informação que lêem pode não ser muito útil. Certifique-se de manter o seu site web actualizado com informações relevantes para manter entretidos os utilizadores do seu site.
Cada um destes aspectos está directamente relacionado com a experiência dos utilizadores. Se o seu website for simples de navegar e fornecer informações valiosas, atrairá mais tráfego de utilizadores.
Nos utilizadores finais poderão permanecer mais tempo no seu website e navegar em mais páginas, o que melhorará a classificação do seu website nos resultados de pesquisa. A melhor maneira de melhorar a experiência do utilizador é fornecer um excelente conteúdo e um excelente design do seu site web.
2. Criar websites para mobile
O Google tem mais fé nas versões amigas do telemóvel dos seus websites do que nas versões desktop. No ano 2017, o Google anunciou uma mudança para um “mobile-first index”. A razão para tal foi o volume crescente de pesquisas em smartphones.
Esta é a razão pela qual é essencial conceber primeiro site Web que sejam amigos dos telemóveis. Isto não significa que se deva ter um site móvel totalmente separado, no entanto, a disposição e o design do seu site actual devem ser adaptáveis.
Através da concepção de site Web móveis que sejam amigos de SEO e optimizados para site Web móveis de pesquisa inicial, os proprietários podem aumentar a sua classificação no Google e diminuir as taxas de salto.
3. Encontrar mais Backlinks
Backlinks são hiperligações de outros sites para o seu site. Podem ter uma grande influência na classificação dos resultados de pesquisa de um website. É mais eficaz se o site a que está a colocar o seu link tiver muitos visitantes. O método mais eficaz para ganhar backlinks é contribuir com artigos.
Desta forma, pode exprimir a sua opinião sobre acontecimentos actuais no seu campo noutros blogues na Internet em troca de uma aprovação do seu site. Se tiver backlinks de domínios de confiança, pode provar ao Google que o seu site é uma fonte de alguma influência. Isto será evidente nos resultados da pesquisa.
4. Faça uso de etiquetas de cabeçalho H1 ou H2.
Os cabeçalhos ajudam o seu conteúdo a compreender tanto para humanos como para motores de busca. Além disso, há a ligação entre a classificação de pesquisa do Google, bem como a inclusão de cabeçalhos de etiquetas no seu conteúdo.
Quando utiliza as etiquetas de cabeçalho, pode tornar o seu conteúdo mais acessível para os utilizadores lerem o seu conteúdo sem esforço. É um método para estruturar o seu conteúdo para a melhor experiência do utilizador e também para dizer ao Google, bem como a outros motores de busca, que é o objectivo do conteúdo desta página em particular.
5. Escrever Conteúdo de Forma Longa
Quanto mais extenso for o seu conteúdo, maior será a probabilidade de ser classificado mais alto no ranking do Google em resultados de pesquisa.
Certifique-se de que os seus posts no blogue estão bem informados e incluem todos os aspectos do assunto pertinente para os seus leitores. De acordo com o HubSpot, a extensão ideal para os posts no blogue é de aproximadamente 2.100 palavras, mas pode variar com base no tópico que está a discutir.
Medium é um site que se dedica à publicação e alojamento de conteúdos envolventes, descobriu que os artigos que demoraram 7 minutos a ler receberam a maior atenção e envolvimento. De acordo com a pesquisa da serpIQ, a maioria entre os 10 resultados mais populares do Google, os resultados variam entre 2.032 a 2.416 palavras.
Aqui estão algumas outras sugestões de pesquisa orgânica que podem ser úteis para aumentar a sua classificação de pesquisa:
- Reparar links partidos
- Aumente a velocidade das suas páginas
- Melhore as suas imagens
- Usar URLs descritivas
- Fazer uso das etiquetas Alt
Como verá, há muito trabalho envolvido na optimização dos resultados da sua pesquisa orgânica. É um processo longo e não é um projecto ocasional.
A pesquisa orgânica e a criação de conteúdos convincentes deve ser um elemento contínuo da sua estratégia global de marketing e negócios.